LIBERDADE DE EXPRESSÃO



LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

REALIDADE NATALINA: Discípulo ou Multidão

        Chegamos em mais um fim de ano, mais um Natal...
        Shoppings, ruas, lojas, casas enfeitadas, muitas com a mesa farta de comida, outras com um simples jantarzinho e muitas e muitas outras quase que sem nada para comer.
        Natal é uma data onde dificilmente alguém fica totalmente sem ter o que comer alguma coisa, porque o "espírito de caridade " move corações de uma multidão para repartir com dos mais necessitados. Familiares choram suas mágoas, perdoam, pede perdão (quando isso acontece), alguns não bebem álcool até a meia-noite em "respeito" ao natal.
        Troca de presentes são a marca de um capitalismo selvagem, o "espírito natalino" moderno resume-se em presentear o ser humano, em pedir para o papai noel e não para o Papai do Céu.
        Em um país que se diz cristão, infelizmente a marca do Natal é mais Pagã do que Cristã, e isso se agrava após às 24h.
        O que diferencia os cristãos genuínos, os que são discípulos de Cristo, entre os demais das multidões em nossa sociedade é um retrado do que é relatado nos Evangelhos, muitos O buscam pelo o que Ele pode proporcionar materialmente, físicamente, mas não O buscam pelo o que Ele é e o que pode proporcionar espiritualmente.

MULTIDÕES - a centralidade do natal é o Papai Noel, prova disso é o capitalismo selvagem presente nas festas, onde todos ganham presentes e o aniversariante Jesus Cristo, apenas uma "pequena oração/reza" em família e isso antes de encherem a cara de cachaça e logo após já planejarem as farras de Ano Novo e Carnaval, dentre outras o coisas a mais.

DISCÍPULOS - o significado do Natal perdura sempre durante todo o ano em uma vida em busca por santidade, em fazer a vontade de Deus, uma vida marcada pelo arrependimento genuíno onde as "caridades" não são apenas em datas onde o emocional está sensível e propício para tal ação, nem como para merecer algo espiritual ou a própria salvação. Os verdadeiros discípulos de Cristo, creem realmente que Ele é o DEUS encarnado (Jo 1:1 e 1:14) e não apenas um "Mestre a ser seguido e imitado".


        Que neste Natal de 2013, possa ser oportuno paras as Multidões refletirem e buscarem a Deus verdadeiro, e verdadeiramente o busquem com o objetivo de se tornarem Discípulos, e que os Discípulos levem a sério o discipulado, uma vida de Cruz,  com temor e fervor de espírito.FELIZ NATAL


Shalom Adonai.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A EXPRESSÃO MAIS OUSADA DE UM CRISTÃO


 Texto Base: 1 Co 11:1 “Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”

INTRODUÇÃO

            Toda geração é marcada por ter seus ícones, seus “ídolos”, com sua forma de vestir, falar e agir.
Como que podemos ver na:

·                    Geração: “sexo, drogas e rock in roll” com suas bandas famosas;
·                    A geração paz e amor (Bob Marley, Raul Seixas, Caetano Veloso) – a galera que começou a popularizar a curtição da onda do baseado de maconha.  
·                    Da brilhantina, calça de boca de sino;
·                    A geração Coca-cola na década de 80, encabeçada pela banda brasiliense, Legião Urbana, com uma característica de questionar o sistema com músicas inteligentes e irreverentes;
·                    Geração das diretas já, dos Cara Pintada, até chegarmos à geração pós-moderna com seus fank’s e forrós apeladores para a sensualidade e sexualidade, além da apologia ao homossexualismo, drogas, etc.

Segundo, a pedagoga, Jussara de Barros, da Equipe Brasil Escola:

Por volta dos três, quatro anos de idade é comum que as crianças imitem irmãos, primos ou amigos durante as brincadeiras, o que é normal.
Isso acontece porque a criança começa a identificar, a perceber que as pessoas são diferentes.
Para formar a sua identidade passa então a experimentar novas emoções, sensações, buscando reconhecer aquilo que gosta e o que não gosta.
Durante toda a vida nos baseamos em outras pessoas, fatos ou coisas, seguindo exemplos, buscando referências que vão ao encontro de nossos objetivos. Com crianças e jovens isso também acontece, porém, de forma mais evidente.


            Em meio a tantos distúrbios comportamentais da comunidade cristã de Corinto, como podemos verificar ao longo do capítulo 10 - tais como IMORALIDADE SEXUAL, IDOLATRIA, POSTURA INCORRETA QUANTO ÀS FESTAS PAGÃS IDÓLATRAS E COMO O MAU USO DA LIBERDADE CRISTÃ, pois os corintos continuavam a imitar os povos pagãos - o Apóstolo Paulo, faz uso da

A EXPRESSÃO MAIS OUSADA DE UM CRISTÃO

“SEJAM MEUS IMITADORES COMO SOU DE CRISTO”

            Aprendemos com o APÓSTOLO PAULO, algumas lições:

   
1º)  NÃO É ERRADO SER REFERENCIAL PARA PESSOAS

            Pessoas imitam seus referenciais.
            Referenciais ajudam no caminho rumo a qualquer propósito nas diversas áreas da vida secular: Bons profissionais, bons professores,  bons pais, etc.
            Todos nós podemos ser referenciais em determinada área para alguém, isso é fato.

            O próprio Jesus disse para seus discípulos em Mateus 5:14:

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;”

Ser Luz, é ser Referencial.


2º)  TENHA REFERÊNCIAIS COM NOTÓRIA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA

O que conhecemos da vida de Paulo é mais que suficiente para admirarmos  esse servo do Senhor. Ele nasceu em Tarso, uma das maiores cidades da  época, enquanto Saulo, era rico, culto e arrojado na perseguição aos cristãos, até ter sido alcançado pela Graça do Senhor Jesus Cristo, e tornou-se: Paulo - o Apóstolo dos Gentios, portanto, de assassino e perseguidor da igreja, passou a ser, perseguido,  sofredor pela igreja e grande pregador do Evangelho – TRANSFORMAÇÃO DE VIDA.

            Infelizmente, no meio cristão, os escândalos e o mau testemunho têm aumentado nos últimos anos, de forma muito triste, com isso a quantidade de bons referenciais na atualidade, tem diminuído quase que proporcionalmente, e como conseqüência, uma idéia equivocada tem  adentrado a igreja cristã:  “Não devemos olhar para o homem, e somente pra Deus”.

            Esta idéia está equivocada, porque nos deixa acomodado quanto à observância de que o Evangelho de Cristo é manifestado na vida do homem por Ele alcançado.
            Este conceito está equivocado porque se não acreditamos que o Evangelho transforma verdadeiramente o caráter dos Escolhidos, nossa fé não é verdadeira;


3º)  UMA PESSOA SERÁ REFERENCIAL ENQUANTO CRISTO FOR A SUA REFERÊNCIA

            O próprio Apóstolo Paulo afirma isso, colocando que ele era imitador de Cristo, por isso, que as pessoas podiam imitá-lo.

            Um cristão “luz do mundo” só será luz se a única luz que o iluminar for a Luz do mundo  - JESUS CRISTO

João 8:12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

CONCLUSÃO

            Concluímos que somos o que somos devido aos vários referencias que temos e seguimos  ao longo de nossa vida. Quanto mais nossos referenciais forem parecidos com Cristo, mais pareceremos também com Cristo, e assim, seremos referenciais para outras pessoas e marcaremos uma geração.
            Para isso devemos despojar de nossos interesses egocêntricos e  procurar agir como o próprio Apóstolo Paulo procurava agir:

1 Co 10:32,33 “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.”

            Ser imitador de Cristo, é simplesmente ter um coração humildemente servo, sem soberba e dando a primazia a nossos irmãos, é procurarmos sermos abençoadores e não querermos toda hora e somente sermos abençoados.


“SEJAM MEUS IMITADORES COMO SOU DE CRISTO”

É A EXPRESSÃO MAIS OUSADA DE UM CRISTÃO
 E REQUER AUTORIDADE E VIDA DE CRUZ 

Shalom Adonai

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SALVAÇÃO - A MENSAGEM PARA A NOSSA GERAÇÃO

Texto Base: Lucas 3:6-14

5 Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão;
6 e toda a carne verá a salvação de Deus.
INTRODUÇÃO

              Ao acompanharmos a História de Israel, o povo de Deus, ao longo do Antigo Testamento, verificamos que é formada por muitos altos e baixos e, todas as vezes que o povo se desviava do caminho do SENHOR, Deus mandava um profeta para alertá-los sobre o pecado e uma possível punição caso não houvesse arrependimento. Geralmente, esses pecados eram de Idolatria e Impureza sexual.
              Nos tempos de João Batista não se ouvia a Voz Profética de Deus aproximadamente por 400 anos, foi então que Deus usa este profeta para falar novamente com o Seu povo.                  
              Neste Período de 400 anos, Israel esteve subjugada por, três nações pagãs: Egito, Síria e finalmente por Roma.
              Nos dias de João Batista, Israel sofria forte opressão Política, Militar e Econômica: Não tinha controle sobre seu próprio território, sofria abusos violentos por parte dos soldados romanos e era obrigada a pagar Impostos altíssimos.
Somente na Religião é que Roma não fazia questão de controlar porque temia uma revolução religiosa por parte de fanatismo religioso.
A religião de Israel estava comprometida com a influência Romana, pois o Sumo Sacerdote estava aliançado com o governo Pagão: era uma liderança Avarenta, Mentirosa e Manipuladora, com isso, cada vez mais os princípios israelitas ficavam mais superficiais, cada vez mais era apenas na aparência e não o coração que expressava o amor por Deus.
              No meio desta turbulência nacional é que Deus levanta o Profeta João Batista - que significa: “a graça de Jeová.”
Sua função era o cumprimento das profecias de Isaías 40:3, Ml 3:1:

- Preparar o caminho para o Cristo – Messias;
- Anunciar e atestar quem era o Messias – o SALVADOR.

              Devido toda esta opressão política e econômica o POVO esperava um SALVADOR político que viria trazer ESPADA E JUÍZO sobre os inimigos de ISRAEL, ou seja uma SALVAÇÃO FÍSICA E TEMPORAL APENAS. Devido a este pensamento é que ISRAEL, até os dias ATUAIS, não consegue entender a REVELAÇÃO BÍBLICA que APONTA PARA JESUS COMO O MESSIAS – O CRISTO.

Este cenário é muito parecido com o que temos na atualidade, e vimos isso se agravar a cada dia.
         
Assim como o Profeta João Batista antecedeu a primeira vinda de Jesus, uma GERAÇÃO PROFÉTICA COM O MESMO ESPÍRITO DE JOÃO BATISTA E DO PROFETA ELIAS, SE LEVANTARÁ PARA ANUNCIAR A SEGUNDA VINDA DE CRISTO. 

O MUNDO VERÁ A SALVAÇÃO ATRAVÉS DE DOIS ASPECTOS:

I – ATRAVÉS DA POSTURA DA GERAÇÃO PROFÉTICA DE JOÃO BATISTA (VV. 2b, 3)

1 - É a geração que OUVE A VOZ DE DEUS;
2 - É uma geração totalmente FOCADA no compromisso, na ousadia, na disposição e na intensidade em pregar a verdadeira mensagem Bíblica, sem distorções e barganhas.
3 -  É a geração que antecederá a segunda vinda de Cristo, assim como João antecedeu a primeira.

Lucas 3:16 – anuncia a vinda de Jesus
 Mt 24:14
“E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

4 - João Batista vinha de família sacerdotal, e era cheio do Espírito Santo Lc 1:15, e não foi iníquo igual aos filhos de Eli (Hofni e Finéias) que profanavam  o Templo de Deus (I Sm 2:12).
5 -  É uma geração que tem o mesmo poder e espírito de Elias (Luc 1:17) – Isto significa que não aceita os ensinos e influências de Jezabel, como nos tempos do Rei Acabe, duramente combatido pelo profeta de Deus – Elias. (I Rs 21) – A Geração que Faz o Fogo de Deus Descer.
6 - Geração desprendida de bens materiais (isto significa que seu coração não está no Dinheiro, e sim em Deus) – João vivia uma vida simples desprovida de ostentação de riqueza e luxúria.
7 - É uma geração que não negocia valores Espirituais, compactuando com o pecado a sua volta.

II – ATRAVÉS DA MENSAGEM DA GERAÇÃO DE JOÃO BATISTA –
                                        (VV. 3b, 4 e 5, 7,8, 11,13 e 14 )
 
1)                      A mensagem de João é uma prévia da mensagem de Cristo e dos Apóstolos:

O EVANGELHO DE JESUS COMEÇA PELA PALAVRA: ARREPENDIMENTO.

Mt 4:17 “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”
At :38 “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.

2)                      ARREPENDIMENTO – grego Metanóia (metanoeo) – Mudança de Mente.

- É quando você tem uma tristeza profunda no coração por ter violado algum princípio de Deus, e este sentimento faz com que tome uma decisão, uma atitude de: voltar-se para longe do pecado e ir em direção à Cristo.

Arrependimento é diferente de remorso - o primeiro é marcado por transformação de vida, o segundo é apenas uma tristeza momentânea sem transformação ou luta contra o pecado. 

- O Verdadeiro ARREPENDIMENTO SÓ PODE OCORRER POR INFLUÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO (Jo 16:8)

Lucas 5:32 “eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.”

Lucas 15:7 “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”

Exemplo: Lucas 15:17-20 – Arrependimento do Filho Pródigo.

Arrependimento verdadeiro gera mudança nas atitudes do dia-a-dia;

A MUDANÇA DE VIDA ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO É A MAIOR CARACTERÍSTICA
DE UMA PESSOA REALMENTE SALVA POR JESUS.


3)        PORQUE PRECISAMOS DE ARREPENDIMENTO? V. 07

John Wesley diz:
 “o arrependimento que é a convicção de nossa mais extrema pecaminosidade, culpabilidade, e impotência; e que precede nosso recebimento do reino de Deus que, nosso Senhor, observa, está 'dentro de nós'; e uma fé, por meio da qual recebemos aquele reino; até mesmo, retidão, paz e alegria no Espírito Santo. “

PORQUE TODOS NÓS SOMOS PECADORES,
ISTO NÃO PODE GERAR ORGULHO, E SIM TRISTEZA

Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Jó 42:5,6 -  Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.
                 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

João chama de VÍBORAS uma Multidão de pessoas que incluía Religiosos “Crentes” ou Excluídos da Sociedade (Pagãos ou demais religiões), isso percebemos ao ler o mesmo relato em Mateus e Marcos.

a)                      TODOS NÓS SOMOS PECADORES, e não importa se estamos exercendo ou não a nossa “Religião”, fato é que o ARREPENDIMENTO diante de Deus é uma atitude de humildade reconhecendo nossas falhas.
b)                      O PECADO NIVELA TODOS OS HOMENS – por isso é que não podemos nos achar melhores do que outros que ainda não conhecem a Jesus e estão atolados no pecado.
c)                      Justamente por termos consciência de que também somos pecadores e lutaremos sempre contra o pecado, é que temos que olhar com compaixão para com aqueles que estão nas trevas.
d)                     Quantas vezes somos maliciosos em nossos pensamentos e venenosos em nossas palavras?
e)                      Quantas vezes maltratamos o próximo, principalmente de nossa família?
f)                       Será que em alguma situação compactuamos com mentiras, por menor que seja?
g)                      A falta de compreensão e a omissão também é um pecado, porque reflete nosso caráter egocêntrico.

2 Cr. 7:14 “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

  

CONCLUSÃO
  
           O mundo VERÁ a Salvação através dos SALVOS POR CRISTO.
              Os salvos são todos aqueles que ouviram:

1)      Que ouviram e atenderam ao chamado do Evangelho, as boas novas:
2)      Os salvos são os que Cristo resgatou das trevas e trouxe para o mundo da verdadeira Luz.
3)      A pessoa Salva conseqüentemente demonstra em Amor, nas suas atitudes para com o seu próximo.
4)      O Salvo anda em Fé, ou seja, obediência a Deus;
5)      Salvos  são todos os que NÃO se dobraram para Satanás e para o Pecado,
6)      São os que permanecem na Promessa de Deus;
7)      São os que São Selados Pelo Espírito Santo !!!
8)      São os que foram constrangidos em amor pelo Espirito Santo, e confessam  o Senhorio de Cristo em suas vidas.
9) São os Eleitos desde a fundação do Mundo, segundo o beneplácito da vontade do SENHOR.


A SALVAÇÃO É CONSEQUÊNCIA DO 
SENHORIO DE CRISTO EM NÓS.

Lc 2:8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus;
Rm 10:9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
I João 1: 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
I João 4: 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.


Que o Espírito Santo de Deus , 
possa aplicar essas verdades bíblicas em seu coração.

Shalom Adonai.